O telemóvel faz parte da vida de todos os dias dos nossos alunos. Não podemos ignorá-lo!
Discute-se a sua utilização em sala de aula, como recurso educativo.As opiniões não são consensuais. Muitos professores encaram o uso desta ferramenta, nas aulas,como um incentivo à transgressão. Evocam as fotos/filmagens de aulas, indevidas, a troca constante de mensagens, que impede a concentração e o acentuar da dependência que os adolescentes já têm em relação ao telemóvel. Não deixam de ter razão.O telemóvel generalizou-se de tal maneira que, desde muito cedo, todos os jovens o possuem. Por todas estas razões, os Regulamentos das escolas proibem a sua utilização na sala de aula. Mas eles lá estão, manuseados às escondidas.Porque razão, então, não tirar partido das múltiplas funcionalidades que este pequeno aparelho possui e, pontualmente, fazer uso de algumas delas? Tais como as mensagens SMS, para uma actividade de escrita, a caculadora, a câmara fotográfica para uma reportagem...
Tal como muitos dos meus colegas, nunca tinha pensado na utilização do telemóvel, em contexto curricular. Contudo, depois das leituras que fiz para esta actividade e do debate no fórum, fiquei com a percepção de que pode ser também uma forma de estar mais perto dos alunos, de entrar no mundo deles para além de os motivar para tarefas em que podem usar um instrumento que lhes é tão familiar!

Olá Zelinda,
ResponderEliminarNão podia estar mais de acordo contigo nesta questão. A utilização do telemóvel em contexto de sala de aula pode ser mais uma recurso educativo, a par de tantos outros (atenção com os custos que a sua utilização implica). Neste sentido, uma actividade com telemóvel pode ser aproveitada para que os alunos tomem consciência de que o seu uso com regras, civismo e respeito pelo próximo pode ser uma mais valia para as aprendizagens e para a sua formação pessoal e social.
Continuação de bom trabalho
Teresa
O Manual Escolar 2.0 é um projecto pioneiro a nível mundial, no qual os manuais escolares são construídos on-line, num espaço aberto à participação de todos os professores.
ResponderEliminarNum artigo no nosso site, tomámos a liberdade de incluir um link a este artigo. Podem verificar aqui: http://www.manualescolar2.0.sebenta.pt/projectos/sebenta6/posts/479
Aproveitamos a ocasião para convidá-los a visitar o nosso site.
Todos os comentários e sugestões são bem-vindos. Estamos à vossa espera!
Até breve,
Já pedi aos alunos da turma que pegassem n seu telemóvel e que trocassem o idioma para francês. É verdade que ficaram um pouco admirados - já lá vão uns anos. Depois, foi muito útil, para aprender vocabulário que lhes interessava. Por isso, acho que não se deve pôr de lado a utilização deste objecto em contexto de aula. Desde que haja regras e que todos as respeitem... Quando o telemóvel não for necessário, é preciso saber mantê-lo no bolso, desligado.
ResponderEliminar