“…A maravilha da vida é tudo nela ter justificação.” Miguel Torga
A minha motivação ao optar por realizar esta unidade, foi sobretudo por me interessar pelas tecnologias que povoam a nossa vida actual, por um lado e a forma como me poderiam ser úteis na minha prática profissional, por outro.
Os temas abordados seguiram um fio condutor: conhecer melhor a geração com a qual lidamos diariamente, perceber como constrói a sua identidade, como comunica, se socializa e através de que meios tecnológicos.
Desde a primeira actividade que me senti bastante entusiasmada pois a realização do power point, definindo o perfil do estudante digital, foi de facto uma nova aprendizagem de conceitos, até então desconhecidos. Do mesmo modo que a construção do Glossário foi uma mais-valia pois ignorava a definição de muitos dos termos, alguns dos quais uso habitualmente.
As actividades que se seguiram despertaram também o meu interesse, na medida em que, estando em permanente contacto com jovens, é necessário compreendê-los e entender o seu mundo. Só deste modo podem ser alertados e apoiados. As tecnologias fazem parte da vida dos jovens e, em vez de as ignorar, há que conseguir tirar partido das suas potencialidades e colocá-las ao serviço do ensino e da aprendizagem.
A entrevista que efectuei a uma adolescente sobre a sua relação com os media confirmou a minha percepção quanto à utilização do telemóvel, das redes sociais e da internet. As conclusões a que chegaram os dois grupos de trabalho, confirmaram que estes media são indissociáveis do mundo dos jovens, fazem parte da construção da sua identidade e da sua afirmação social.
Devo ainda acrescentar que foi muito benéfico e produtivo o trabalho realizado em grupo. A Soledade e a Teresa, de colegas “virtuais” transformaram-se em verdadeiras amigas. Foi um trabalho colaborativo com muitas horas de Skype e de boa disposição.
Uma vez que o grupo turma era pequeno, tornou-se fácil a participação nos fóruns. As opiniões dos colegas foram sempre objecto de reflexão da minha parte. Assim, participei em todos os debates, expondo também o meu parecer e citando artigos ou estudos que julguei pertinentes e adequados às temáticas. Os debates revelaram-se animados e motivadores, proporcionado comentários interessantes que suscitavam sempre novas considerações.
A professora Maria João Silva foi um elo importante no desenvolvimento de todas as tarefas: dando orientações precisas, estando sempre disponível no apoio e incentivo aos grupos.
A realização desta unidade teve uma justificação (como tudo na vida): o enriquecimento pessoal e profissional!
Sem comentários:
Enviar um comentário