
No dia 4 de Fevereiro, na F.C.S.H, decorreu uma conferência para apresentação do segundo relatório da EU KIDS ONLINE -PORTUGAL. Este projecto, do qual fazem parte 25 países, elaborou um estudo sobre "Crianças e Riscos Online ". Estiveram presentes especialistas/investigadores na área, de vários ramos da sociedade: Polícia Judiciária, Jornalismo, Sociologia, Psicologia, Ensino, Formação. Estive entre a assistência e devo dizer que fiquei bastante agradada com as apresentações, assim como com o debate que as mesmas proporcionaram.
Deixo aqui alguns dados interessantes para o nosso país e que nos levarão a reflectir sobre a utilização que as crianças e jovens (dos 9 aos 16 anos) fazem deste media:
-78% das crianças e jovens usam a internet .
-67% acedem no seu quarto (contra 49% da média europeia) .Praticam a chamada "cultura de quarto ";
-49% diz sentir já ter feito um uso excessivo da Internet (30%, é a média europeia);
-50% têm um perfil numa rede social;
No entanto nem tudo é negativo:
-7% diz já se ter deparado com riscos online (a média europeia é de 12%);
-2% afirma ter sido vítima de bullying online (contra 6% da média europeia);
-5% diz ter tido encontros com pessoas conhecidas online (9% na média europeia);
Os conselhos sobre os riscos online são dados maioritariamente pelos pais,seguindo-se os professores e depois os pares. A escola, apesar de já fazer bastante no que diz respeito a um uso seguro da Internet, com acções de formação para professores, pais e alunos, deve continuar a investir ainda mais numa área que a todos preocupa.
Sem comentários:
Enviar um comentário